Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade do Leste da Finlândia revela que a frequência regular de sessões de sauna pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral ou o ataque cardíaco, de acordo com um artigo no Healthline.
Isso comprova que os benefícios de uma sauna para o corpo vão além da desintoxicação da pele e do corpo. As saunas de infravermelhos têm-se mostrado eficazes na melhoria da saúde vascular e cardíaca tanto em pessoas diagnosticadas com doenças cardíacas como naquelas sem problemas cardiovasculares.
Vejamos algumas das formas como a terapia de sauna pode ajudar a melhorar a saúde do coração.
Melhora a Saúde Arterial
O revestimento das nossas artérias é formado por uma camada, denominada como endotélio. As células desta camada atuam como uma barreira para as células sanguíneas e também produzem várias substâncias que ajudam as artérias a resistir a coágulos sanguíneos, constrição e a prevenir o desenvolvimento de placas. A terapia de sauna tem-se mostrado capaz de melhorar o desempenho dessas células, além de ajudar o fluxo sanguíneo.
Reduz a Inflamação
Outro termo usado para isso é reduzir o "fogo" no corpo. Quando se consome alimentos prejudiciais ou processados, ou se está com excesso de peso, o sangue contém moléculas que causam inflamação e ativam processos destrutivos. Algumas semanas de terapia de sauna têm-se revelado eficazes na redução do nível dessas moléculas prejudiciais. Além disso, o uso de uma sauna de infravermelhos permite prolongar a sessão por mais tempo, uma vez que há menos calor no ar em comparação com as saunas convencionais, afirma um artigo do The Sauna Place.
Ajuda a Melhorar a Resistência
Um coração saudável significa que é possível fazer exercícios durante um período de tempo mais longo. Devido a uma camada de células mais saudáveis no endotélio e à diminuição da inflamação, é possível melhorar a capacidade de caminhar e exercitar-se. Uma resistência melhorada pode ajudar não apenas nos seus objetivos de fitness, mas também na sua vida sexual.